Como estamos vivendo em um momento em que somos bombardeado de informações o tempo todo, em uma empresa também não é diferente. Como o Big data já é uma realidade, torna os dados cada vez mais relevante e sendo um recurso precioso em uma organização.
Baseado nisso, o conceito de data storytelling, que significa, a técnica de utilizar os dados para contar uma história, tornou-se muito importante para pessoas que comunicam dados para qualquer apresentação.
Este post, visa fazer uma resenha do livro Storytelling utilizando dados, escrito pela autora Cole Nussbaumer Knaflic, é referência no assunto e analisa dados há quase duas décadas. No livro, Cole menciona que possui um blog onde escreve sobre o assunto e destaca sua experiência a frente de projetos importantes no Google, onde trabalhou.

Se você é uma dessas pessoas que precisa se comunicar utilizando dados, este post vai lhe ajudar!
O que o livro nos ensina?
No mercado há diversos cursos que nos ensina a trabalhar com diversas ferramentas de extração, tratamento de poucos dados ou de muitos dados, com códigos ou sem códigos. Normalmente, não se ensina sobre a necessidade fundamental, que é o foco na habilidade de análise e exibição dos dados.
Você pode fazer os tratamentos mais mirabolantes possíveis e pecar na hora de apresentar e passar a informação, comprometendo, assim, todo o seu trabalho. A autora identificou que havia essa lacuna, o que a motivou a escrever o blog e, consequentemente, o livro.
Cole traz 6 lições de como você pode contar histórias com dados, de forma resumida:
1- Entenda o contexto: nesse capítulo a autora aborda a distinção entre análise exploratória e explanatória. A análise exploratória é a que você faz para compreender os dados e descobrir o que pode ser digno de nota ou interessante a destacar para outras pessoas. Por outro lado, quando estamos comunicando nossa análise para o público, estamos realizando a análise exploratória.
2– Escolha uma apresentação visual adequada: Cole discorre sobre os tipos de gráficos existentes e quais utilizar a depender do tipo de dado que precisa ser utilizado.Além disso, ela também destaca alguns tipos que devem ser evitados, pois atrapalham na leitura e análise dos dados,

3- Elimine a saturação: Quando for identificar quais elementos visuais utilizar numa apresentação, deve-se ficar atento também se são sinais (a informação que queremos comunicar) e quais podem ser ruídos (saturação). Ou seja, a saturação pode atrapalhar o entendimento por parte do consumidor da informação, dessa forma ele pode desistir de consumir o que estiver sendo apresentado. Considere os Princípios de Gestalt de Percepção Visual. São 6 princípios de Gestalt: Proximidade, Similaridade, Acercamento, Fechamento, Continuidade e Conexão.
4- Foque a atenção onde você deseja: Aqui também a autora fala sobre onde o olho humano é atraído ao visualizar uma informar, por isso, onde as informações mais importantes devem ser depositadas, além disso, como facilitar o entendimento do público que irá consumir a informação.
5- Pense como um designer: A autora elenca alguns pontos importantes que devem ser considerados, por exemplo: eliminar as distrações (enquanto realçamos as partes importantes, também queremos eliminar as distrações); criar uma clara hierarquia visual de informações; Acessibilidade (ou seja, o conceito de acessibilidade significa que os designs devem ser úteis para pessoas com diferentes habilidades) entre outros.
6- Conte uma história: finalmente, agora, é a hora de contar a história por trás dos dados! Os dados estão sendo apresentados de forma que as pessoas entendam facilmente o que você quer que ela entenda? Há alguma margem para dúvidas ou dupla interpretação? Os gráficos estão claros e limpos, sem informações desnecessárias?
Em suma, eu li esse livro no início do ano de 2022, esse é o tipo de literatura que você não deve apenas ler, você deve estudá-la e colocá-la em prática sempre. Pois são dicas valiosas que você, com certeza, vai levar para o seu dia a dia em qualquer tipo de apresentação que você fizer!
Compartilhe esse post com um amigo que precisa aprender sobre Storytelling de dados!
Avaliação Final
Livro: Storytelling com Dados
Autor(a): Cole Nussbaumer Knaflic
Nota: 10/10 (Recomendo)
Referências
[1] KNAFLIC, Cole Nussbaumer. Storytelling with data: A data visualization guide for business professionals. John Wiley & Sons, 2015.