O profissional hoje é cobrado de ocupar uma posição de liderança exatamente
por conhecer e fazer parte de todo processo. No entanto, ao contrário que a
maioria pensa, esse engenheiro não está limitado a trabalhar em indústrias.
Como possui conhecimentos vastos, as vagas podem aparecer em qualquer setor.
Por exemplo, se você tem afinidade pela área bancária, saiba que o engenheiro
de produção costuma ser requisitado para
diversas áreas devido a
capacidade de visão sistêmica de todo o processo.
Afinal, este é um mercado em constante crescimento, com o avanço da
tecnologia e busca pelo aumento de produtividade. A engenharia de produção tem
tudo para ser uma graduação de destaque nos próximos anos.
O que se espera do Engenheiro de Produção como líderes?
O profissional de EP é necessário a quase todos os empreendimentos, ou seja, o EP pode gerenciar quase tudo dentro de uma empresa: a produtividade da equipe, a rentabilidade e os recursos financeiros, materiais, humanos entre outros.
- Implementação: o engenheiro de produção pode ser o profissional ideal para implementar novos projetos nos mais diversos mercados, devido ao seu conhecimento mais amplo. Bem como, pode ser o profissional qualificado para implementar as melhorias identificadas no mapeamento dos processos promovendo o uso dos recursos de forma eficiente.
- Pensamento sistêmico: que seja capaz de ter uma visão geral e consiga antecipar possíveis consequências a partir das tomadas de decisões, consiga ter uma visão geral dos departamentos das empresas e como se relacionam, ou seja, precisa ter uma visão holística e não uma visão limitada ou segmentada dos processos.
- Liderança de projetos e responsabilidade: um bom líder possui a habilidade de promover a união genuína da(s) envolvida(s) no(s) projeto(s) no qual é a sua responsabilidade. Além disso, não existe um perfil único para definir qual é a melhor habilidade de liderança, porém ter o entendimento que se você está a frente de um projeto, precisa buscar para si a responsabilidade e garantir que todos os objetivos sejam atingidos.
- Iniciativa e interação com os outros: na mesma linha do item anterior, é esperado que o profissional de engenharia possua um perfil decuriosidade, investigação, autorresponsabilidade, esteja preparado para as adversidades das suas atividades e promova a solução dos problemas que surgirem. Para que você seja capaz de ajudar quando a situação exigir, mantenha-se sempre estudando, conheça os processos e os responsáveis por eles, invista em um bom relacionamento no seu local de trabalho, tudo isso facilita muito no seu dia a dia.
- Desenvolvimento tecnológico: possuir conhecimento das tecnologias atuais proporciona que você consiga realizar alguns trabalhos manuais de forma automatizada, minimizando erros e aumento de produtividade. Além disso, a empresa na qual você busca ser contratado, pode utilizar ferramentas automatizadas, específicas ou não, que se você já conhecer, pode lhe abrir portas.
Em suma, para ser um bom líder no mercado, o engenheiro de produção deve possuir um perfil empreendedor e capaz de se adaptar às mais diversas organizações da sociedade e funções que pode exercer dentro dessas organizações.
Finalmente, deve ser um profissional versátil, com espírito crítico e raciocínio lógico, ter criatividade e gostar de resolver problemas e enfrentar desafios.
Compartilhe esse post com um amigo!