Quais são as habilidades que os engenheiros precisam ter para se destacarem no mercado de trabalho
Para um engenheiro ou engenheira se destacar no mercado de trabalho atualmente, não é mais necessário apenas os conhecimentos obtidos através da graduação. Agregar habilidades às qualificações técnicas tem se tornado cada vez mais um diferencial para ser um profissional requisitado no ambiente corporativo.
Diante disso, se você é um profissional tem como objetivo de ser reconhecido, ser requisitado e conquistar uma carreira de sucesso, em empresas privadas ou públicas, o mercado possui uma carência de colaboradores que almejam crescimento em diversas áreas técnicas, gerenciais e operacionais.
Se liga nas dicas que vamos apresentar nesse post!
Como se destacar?
O mercado da engenharia requer que o profissional seja versátil, esteja a par das inovações cada dia mais presente no cotidiano e contribua com os resultados da empresa na área que o profissional estiver atuando.
Desse modo, ser uma pessoa que consiga trabalhar em equipe e investir em relacionamento interpessoal pode ser muito importante, pois normalmente o engenheiro trabalha liderando equipe(s) e o seu desempenho como gestor é de extrema relevância para o negócio.
Outro ponto pertinente é manter-se sempre em busca de aprendizado, para o engenheiro se faz necessário continuar aprendendo e não se contentar apenas no que estudou durante a faculdade. Pois novas tecnologias, ferramentas estão sempre surgindo, estar habitualmente instruindo-se e pronto para novas oportunidades que venham a surgir no seu caminho.
De forma complementar, obter oportunidades de aliar o conhecimento teórico com a vivência prática adiciona um aprendizado ainda maior para um profissional que busca se destacar no mercado. Por tanto, explorar possibilidades de conhecer empresas do mesmo ramo de atuação, ou mesmo de outro ramo, estar atentos aos locais que você frequenta, fazer networking, tudo isso são chances muito ricas de conhecimento que faz você economizar horas de estudos. Já pensou nisso?
Quais são as 7 habilidades necessárias?
Falando especificamente da engenharia de produção, esta área desenvolve projetos, acompanha a produção de uma fábrica, gerencia tais atividades etc. O leque de possíveis atuações é muito amplo, veja a seguir dicas que irão lhe ajudar a ser um engenheiro de sucesso em 2023!
- Pensamento crítico e resolução de problemas: referem-se basicamente à capacidade de usar conhecimento, fatos e dados para solucionar desafios de maneira eficaz. Isso não significa que você deve ter uma resposta imediata para tudo, mas precisa entender como avaliar as situações e encontrar soluções.
- Colaboração e liderança por influência: referem-se ao engenheiro exercer liderança ante aos seus liderados de forma genuína através da influência e não poder medo ou pela autoridade. Mesmo que você ainda não seja um líder oficialmente, seja um colaborador que influencia seus colegas positivamente.
- Agilidade e adaptabilidade: referem-se a habilidade de se adaptar aos cenários, problemas e desafios que você vai encontrar na realização das suas atividades. Não serão situações simples que um engenheiro vai encontrar no dia a dia, mas ser ágil na busca da solução e se adaptar, lhe ajudarão no quesito principal que é resolver problemas no qual você foi contratado.
- Iniciativa e empreendedorismo: segundo a FIA (Business School), em termos mais amplos, a expressão pode ser utilizada pelo ponto de vista econômico, como sendo o surgimento de um agente disposto a transformar inovação em oportunidade.
- Comunicação oral e escrita eficaz: refere-se ao que falamos seja sempre compreendido pelo interlocutor. Ela precisa cortar ruídos, impedir desentendimentos e acabar com a frustração de uma mensagem transmitida pela metade ou de maneira errada. Certamente, dá para entender a quantidade de problemas que podem surgir caso a comunicação seja falha, incompleta ou mal interpretada.
- Avaliar e analisar informações: dependendo da sua área de atuação analisar, compreender, tratar informações pode ser a base do seu trabalho. Ou por mais simples que seja o seu trabalho, entender as informações e por em prática o que lhe for solicitado pode ser determinante para uma boa realização da sua rotina.
- Curiosidade e imaginação: como disse Walt Disney: “Você pode sonhar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.” Ou seja, a criatividade não é apenas para artistas, um engenheiro precisa de imaginação e criatividade para resolver as mais diversas problemáticas que surjam.
Em suma, o engenheiro precisa ser contentar em querer sempre aprender e se desenvolver e não se contentar com as formação acadêmica. Pois as universidades não formam necessariamente profissionais prontos para atuar e enfrentar os desafios que se apresentarão no dia a dia do chão de fábrica. Outros conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, até mesmo colocar-se a prova na prática, ajudarão a moldar grandes especialistas, líderes, liderados, empreendedores ou apenas ajudar no caminho que você escolheu!
Se esse post te ajudou, encaminhe para um amigo que também precisa dessas dicas!
[…] engenharia de produção, a liderança transformacional desempenha um papel fundamental na promoção da eficiência […]