O tamanho da empresa ou o seu lucro operacional não importa, você precisa controlar custos e despesas. Esse é o fator que determina sua sustentabilidade no curto, médio e longo prazo.

Como posso explicar a diferença entre os custos diretos e indiretos da empresa? Bem, em primeiro lugar, é interessante que custos diretos são custos diretamente relacionados ao processo de produção da empresa, e custos indiretos são custos relacionados a custos que não afetam diretamente a produção, como o café para escritórios.
Se você precisa entender como identificar os seus custos, nos acompanhe neste post!
Qual a importância da classificação dos custos?
A classificação do custo dependerá do foco atribuído a ele, e sua natureza, função, contabilidade e se o produto é um produto de treinamento ou de produção podem ser determinados.
Para isso, precisamos classificar os custos corretamente, porque eles afetam o desempenho da empresa e mostram se haverá lucro ou prejuízo, então devemos controlar todas as operações que envolvem alocação de custos e, portanto, controlar as decisões sobre:
- quais matérias-primas comprar e de qual fornecedor comprar;
- o preço de compra;
- salário dos funcionários que trabalham na produção;
- quanto cobramos pela eletricidade;
- quanto cobramos pelos materiais de embalagem, etc.
O que são custos diretos e custos indiretos?
Para encontrar corretamente o custo de venda dos produtos, é preciso saber classificar os custos da empresa, ou seja, porque os custos associados ao objeto em estudo podem ser diretos ou indiretos.
Custos diretos:
Os custos diretos podemos destacar as matérias-primas, os materiais de embalagem do produto, e quaisquer materiais necessários à produção, acabamento e exibição final do produto.
O material direto é o material que se integra (se identifica) diretamente no produto, e a mão de obra direta representa o custo relacionado ao pessoal diretamente envolvido no trabalho de design do produto.
As matérias-primas são utilizadas na composição do produto final (para um produto podemos ter várias matérias-primas), que se transformam junto com as matérias-primas auxiliares no processo industrial.
Os materiais auxiliares também são utilizados diretamente no produto final, mas a quantidade é pequena (produtos fáceis de identificar). Eles podem ser diretamente (não rateados) adequados para o produto, mas só possuem métricas de consumo (kg, tempo de trabalho ou máquina, consumo de energia, etc.).
Custos indiretos:
Custos indiretos são custos indiretos que não são identificados no produto e precisam ser alocados no produto. Ademais, é o custo alocado ao produto de acordo com a base de alocação ou determinados padrões de alocação.
Os custos indiretos são custos mais gerais, portanto, é impossível identificá-los como parte do custo de um determinado produto ou serviço. Eles precisam ser rastreados ou distribuídos entre departamentos ou centros de custo, portanto, a estimativa de custo é feita por meio de critérios subjetivos. São gastos que não estão diretamente relacionados a produtos ou serviços e, portanto, não podem ser mensurados de forma clara e objetiva.
O que são custos fixos e custos variáveis?
Os custos podem ser classificados de acordo com os gastos relacionados à produção: custos fixos ou custos variáveis. Os custos que variam de acordo com o volume de produção são chamados de custos variáveis. Ao somar os custos fixos e variáveis e obtemos o custo total.
Custos variáveis:
De forma simplificada, podemos dizer que o custo variável se refere ao custo da quantidade produzida, podendo aumentar de acordo com o aumento da produção.
Ou seja, o custo variável refere-se ao custo cuja variação total é proporcional ao volume de produção ou serviço. Exemplos: a matéria-prima e embalagens.
Custos fixos:
Custo fixo refere-se ao custo em que o custo total permanece inalterado, ou seja, o custo que não muda na proporção do volume de produção ou serviço dentro de uma determinada capacidade instalada. Por exemplo: aluguel da sua empresa.
Para um único produto, os custos variáveis são fixos porque a quantidade de matéria-prima utilizada para produzir um determinado produto é sempre a mesma, desde que não haja perda (involuntária) durante o processo de conversão.
No entanto, o hábito de registrar todos os processos e saber classificar os custos é essencial. Além de controlar o valor para entender a situação da empresa, esse processo também evita problemas relacionados ao fluxo de caixa. Separe as despesas pessoais das despesas da empresa e comece a usar o método de organização financeira de sua escolha (planilha ou software).
Se gostou desse post, compartilhe em suas redes sociais!