As organizações são as principais responsáveis por atender todas as necessidades humanas em nossa sociedade. Pois, sem perceber, diariamente você demanda diversos recursos das organizações, como por exemplo, o pãozinho que você come pela manhã, a energia elétrica e a água para tomar banho, o transporte que você utiliza para ir ao trabalho.
Contudo, frente ao mercado competitivo, as organizações precisam utilizar da melhor maneira possível os recursos escassos, para isso precisam do mínimo de administração.
Para isso, precisamos entender o que os gestores e administradores precisam para manter o controle da organização no caminho certo. São três os pilares principais: organizações, administração e gestores.
Acompanhe este post e entenda como as funções executivas da administração se organizam!
-
Quais são os conceitos básicos da administração?
Conforme mencionado anteriormente, a nossa sociedade está alicerçada em organizações para proverem para a comunidade os itens de primeira necessidade, bens de consumo, serviços, entre outros.
Para isso, faz-se necessário o mínimo de administração por parte dos responsáveis. Independentemente do porte da empresa, a gestão dos recurso são essenciais, assim, diversos atores entram em ação para buscar melhores resultados. Entenda os conceitos:
- As organizações: são grupos de pessoas trabalhando em prol de um objetivo comum. Podem ser uma empresa, uma ONG (Organização não Governamental) ou o Governo.
- A administração: envolve a capacidade de tomar decisões e alocar recursos da organização em prol de seus objetivos, de maneira eficiente e eficaz.
- O Gestor: é aquele que deve interpretar os objetivos organizacionais, transformá-los em ação para que os fins sejam atendidos adequadamente.
-
Quais são os níveis organizacionais?
A divisão da organização de acordo com seus objetivos ajudam aos colaboradores e gestores direcionarem esforços na busca de resultados focados no atingimento das metas.
Cada nível organizacional é importante para o perfeito andamento da empresa, direcionar o foco para o que realmente é relevante pode trazer melhoria no dia a dia da organização e manter a visão de longo prazo.

- Nível estratégico: possui ênfase nas habilidades conceituais, uma vez que necessita visualizar a organização como um todo, desenvolvendo ideias e conceitos abstratos que serão desmembrados pelos outros níveis. Os gestores que atuam neste nível são responsáveis por definir os objetivos organizacionais, tendo atuação estratégica e realizando interação entre a organização e seu ambiente externo.
- Nível tático: possui ênfase nas habilidades humanas, uma vez que necessita lidar com pessoas tanto do nível estratégico quanto do operacional. Os gestores que atua neste nível são responsáveis por realizar o planejamento de forma a traduzir as políticas, os objetivos e as estratégias definidas pelo nível estratégico em ações que o nível operacional possa desenvolver.
- Nível Operacional: a ênfase está focada nas habilidades técnicas, uma vez que necessita do conhecimento especializado para desempenhar a função. Os gestores que atuam neste nível são responsáveis pela coordenação das ações e tarefas cotidianas que são executadas pelos membros da organização. Esta ação é voltada para a ação, sendo operacional e de curto prazo.
-
Quais são os principais papéis do Administrador ou Gestor?
Atualmente, o gestor precisa possuir o misto das três competências, conhecidas como “Competências CHA“: Conhecimentos + Habilidades + Atitudes = Competências!
De fato, o conhecimento representa um conjunto de informações, ideias, conceitos e especialidades da área do gestor, bem como as habilidades corresponde à capacidade de transformar o conhecimento em ação, obtendo o máximo do desempenho esperado.
Adicionalmente, as atitudes envolvem o estilo pessoa de fazer as atividades, a forma de gerenciar, liderar, comunicar, motivar e desenvolver os colaboradores.
Finalmente, as competências são a combinação de todos os fatores citados. Sendo assim, os principais papéis dos gestor ou do administração, podem ser:

-
Quais são as áreas funcionais?
Normalmente, as organizações, de todos os portes, estão divididas em unidades ou departamentos para desempenharem atividades ou tarefas especializadas. De forma geral, as áreas funcionais podem ser divididas em: área de produção ou de operações, área comercial ou de marketing, área financeira e área de recursos humanos.
Enfim, a globalização influencia o mercado há alguns anos e, atualmente, devido a velocidade das informações, as organizações têm a disposição novas tecnologias e processos cada vez mais dinâmicos. Mas, as funções executivas da administração se mantêm e são abrangentes a todas as empresas.
As empresas que estão atentas as mudanças e mantêm sob controle seus processos internos, sem dúvidas, estarão a frente de seus concorrentes.
Se você gostou, compartilhe este post nas suas redes sociais!
Até a próxima!