Entenda como iniciar a carreira em Business Inteligence

Geralmente, podemos dizer que os profissionais de BI têm duas abordagens, ou seja, analistas e administradores de sistemas de Business Intelligence.

A função de Analista de BI é quase paralela à função de analista de sistemas, que quase sempre é a posição de um grande número de profissionais. Nesta função, os profissionais devem montar modelos de negócios, coletar requisitos, criar cubos de dados e modelos de relatórios, o que exigirá a resolução de todos os cenários previamente definidos.

Ademais, sua responsabilidade é construir um modelo de BI que possa responder a todas as perguntas que os clientes ou supervisores podem fazer.
Como é necessário conhecimento de servidores e bancos de dados Unix e Windows, o administrador de BI será responsável pela parte operacional do negócio, permissões, gerenciamento, espaço, implementação de mudanças, ajustes, configuração de ambiente e instalação de software e ferramentas integradas. Seus profissionais são geralmente ex-administradores de banco de dados ou ex-administradores de sistema.
Resumindo, sua responsabilidade é cuidar de todas as partes técnicas da infraestrutura para que os modelos de BI criados pelos analistas estejam sempre seguros, utilizáveis, rápidos e capazes de crescer sem ser afetados.

Como é o mercado de trabalho?

Embora para qualquer empresa o campo de BI seja indubitavelmente essencial, a implementação dessas ferramentas geralmente requer um investimento substancial em licenças, hardware e treinamento.

Afinal, para um ambiente de BI bem configurado, armazenamento, mainframes, alguns servidores dedicados e uma equipe de profissionais quase sempre são necessários para gerenciar, analisar e criar sistemas. Sem falar que uma boa infraestrutura de rede e banco de dados é uma premissa básica.

Portanto, as empresas que necessitam de profissionais nessa área geralmente são consultores ou grandes empresas, geralmente multinacionais. Com isso, o mercado de trabalho não é tão rico quanto DBAs ou analistas de sistemas, mas essas empresas estão sempre dispostas a contratar os melhores talentos do mercado, independentemente do preço.

Como começar a trabalhar com Business Inteligence?

Independentemente da escolha do profissional em análise ou gestão, os dois têm algo em comum. Além disso, ao contrário de outras regiões que podem exigir inglês intermediário, em BI, você trabalhará para uma grande empresa (geralmente uma empresa multinacional), portanto, pode ter que se comunicar com clientes, parceiros ou suporte técnico em todo o mundo.

Como resultado, o conhecimento de alfabetização por si só não é suficiente, portanto, é recomendável que você seja proficiente no idioma e geralmente é considerado o requisito mínimo para recrutamento.
Em termos de conhecimento técnico, é recomendável que você tenha um conhecimento profundo de bancos de dados relacionais. Somente com pelo menos uma certa base em inglês e conhecimento sólido de banco de dados, podendo estudar análise de dados ou gerenciamento de servidores de acordo com o campo em que você deseja se envolver.
Para as empresas que estão apenas começando, o maior problema de BI são as várias plataformas disponíveis no mercado, que vão desde servidores Windows até versões N Unix e ferramentas como Oracle, MS SQL, Cognos Crystal Reports, Actute, Hyperion, SAS e muito mais. A demanda por profissionais da área é tão grande que basta utilizar o inglês, conhecimento em banco de dados e formação universitária.
Se você gostou desse post, leia também: Big Data: entenda o conceito e conheça os benefícios!

Deixe um comentário