
Curiosamente, a definição de programa é semelhante em todos os inúmeros sentidos da palavra: um grupo de elementos que são relacionados e coordenados com o objetivo de gerar um resultado esperado.
Nos programas de televisão, a ideia é concentrar os inúmeros quadros e atrações sob a coordenação de um diretor com o objetivo de entreter as pessoas.
No âmbito do desenvolvimento de software, os programas consolidam um grupo de instruções que serão executadas por um computador gerando os resultados esperados. É o caso de um editor de texto, que traz uma série de recursos de edição sob uma mesma plataforma com objetivo de permitir que os usuários criem e editem textos de todos os tipos.
Para o gerenciamento de projetos, um programa é um grupo de projetos relacionados, subprogramas ou atividades do programa, que são gerenciados de modo coordenado para obtenção de benefícios e controles que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.
Em um programa de capacitação, por exemplo, podem existir diversos projetos independentes, com gerentes e times de projeto, escopos e prazos diferentes. Embora todos com o objetivo comum de desenvolver os profissionais.
Eis alguns exemplos de projetos que poderiam fazer parte deste programa:
- Projeto de avaliação de competências – cujo objetivo é identificar o perfil, as limitações de capacitação e as oportunidades de melhoria para cada colaborador.
- Projeto de capacitação – cujo objetivo é angariar investimentos para o treinamento dos colaboradores.
- Projeto de clima organizacional – cujo objetivo é identificar e sanar questões relacionadas ao desempenho profissional, como liderança, ambiente de trabalho e outros.
- Projeto de implementação de plataforma EAD – cujo objetivo é implementar uma plataforma de treinamentos online que permita a capacitação contínua e flexível de todo o quadro de colaboradores.
Sendo bastante realista, é comum ver projetos como estes sendo gerenciados e executados por pessoas e áreas distintas, principalmente em grandes organizações. Isso não é necessariamente um problema, mas a probabilidade de ocorrerem trabalhos redundantes ou a má utilização dos recursos humanos e financeiros é enorme. Por este motivo, a coordenação destes projetos por meio de um programa poderia trazer resultados muito melhores.
Fonte: PMBoK® 5ª edição