
Não há forma melhor de descrever o papel de um Gerente de Projetos do que o comparando a um maestro.
Personagem comum em desenhos animados e filmes humorísticos, o regente – ou maestro, nome italiano pelo qual é mais conhecido – é um profissional pouco compreendido. Muitos se perguntam qual a razão daquela figura de casaca gesticulando na frente de um grupo de músicos que mal parecem dar-lhe atenção.
Fruto desta mesma incompreensão, a dúvida mais comum é sobre a real necessidade de um condutor, uma vez que os músicos já conhecem a música e têm a partitura.
De fato, a partitura contém todas as indicações necessárias para se tocar as notas da música. Entretanto, não devemos confundir a música com as notas que a compõem. Quando comparamos uma mesma música executada por dois cantores ou instrumentistas diferentes, podemos identificar a interpretação que cada um empresta à obra. A interpretação é uma espécie de marca pessoal que torna a execução única. Nesse caso, seria correto dizer que o maestro “toca a orquestra”, isto é, ele unifica o conjunto dos intérpretes em uma única expressão, aquela que ele entende como a mais adequada ao contexto.
O gerente do projeto é a pessoa designada pela organização responsável pela condução do projeto, com a missão de zelar para que os objetivos do projeto sejam atingidos. O gerente de projetos tem sido caracterizado por um perfil profissional com domínio e experiência especializados nos processos e nas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos.
O trabalho do gerente de um projeto pode ser sintetizado em dois grandes elementos:
Planejar (antes) e Controlar (durante) as atividades do projeto e seu gerenciamento, conforme se pode constatar pela concentração de processos de gerenciamento de um projeto abrangendo todos os aspectos envolvidos.
Comunicar: os gerentes de projetos passam a maior parte do seu tempo se comunicando com os membros da equipe e outras partes interessadas do projeto.
Além disso, os gerentes de projetos devem dominar diversas habilidades interpessoais que utilizam com frequência, dentre as quais pode-se destacar:
- Comprometimento, responsabilidade, ética e honestidade;
- Transparência, franqueza, clareza e objetividade;
- Liderança, agregação, motivação e entusiasmo;
- Solução de conflitos e problemas;
- Negociação, influência e persuasão;
- Decisão, iniciativa e pró-atividade;
- Organização e disciplina;
- Autocontrole, equilíbrio e resiliência;
- Empreendedorismo;
- Eficácia.
O Gerente de Projetos atua como um facilitador e integrador, garantindo que todas as áreas envolvidas saibam suas responsabilidades, antecipando problemas que possam ocorrer e realizando um bom planejamento integrado. Além disso, ele também é o principal responsável por equilibrar as restrições do projeto, como tempo, custo, escopo, qualidade e recursos humanos.
Pode-se afirmar, portanto, que a sua responsabilidade é assegurar a realização do projeto dentro dos padrões de desempenho relacionados às metas, prazos e custos, exigindo a integração de todos os fatores concorrentes, como: administração da comunicação, recursos humanos, contratos, materiais e riscos.
Competências em Gerenciamento de Projetos
Em linhas gerais, os gerentes de projetos têm a responsabilidade de satisfazer várias necessidades, seja da equipe, individuais ou de tarefas que precisam ser concluídas. Sendo o gerenciamento de projetos uma disciplina estratégica, o gerente de projetos se torna a ponte entre a estratégia e a equipe, e suas competências afetam diretamente o resultado do projeto.
Compreender e aplicar conhecimento, ferramentas e técnicas que são reconhecidamente boas práticas não é suficiente para um gerenciamento de projetos efetivo. Na figura a seguir são demonstradas algumas das competências necessárias para um gerente de projetos utilizando o conceito do CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes).
O conhecimento garante que o gerente de projeto tenha segurança sobre o tema e o ambiente em que está situado.
Por exemplo, se é uma empresa de TI, ele deve ter conhecimento de TI.
As habilidades são essenciais para liderar a equipe em busca de resultado bem sucedido, negociar com as partes interessadas e comunicar-se constantemente com a equipe, patrocinador, clientes e todos os demais afetados.
Na ultima dimensão, os destaques são para protagonismo, entusiasmo e pró-atividade. Afinal, um gerente de projetos desmotivado e pessimista não consegue liderar uma equipe para o sucesso. Concorda?
O PMBoK® 5Ed. cita como habilidades de relacionamento interpessoal essenciais do gerente de projetos:
- Liderança,
- Construção do espírito de equipe,
- Motivação,
- Comunicação,
- Influência,
- Tomada de decisão,
- Consciência política e cultural,
- Negociação,
- Confiança,
- Gestão de conflitos, e
- Coaching
Fonte: PMBoK® 5ª edição


[…] pode oferecer informações muito valiosas sobre comportamento, preferências, tomadas de decisões acertivas e etc. Sem percebermos aos poucos essa tecnologia vem fazendo parte de nossa vida e com isso […]