
Em tempos de crise, os casais inteligentes planejam seus gastos de hoje de olho no futuro
Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Para Gustavo Cerbasi, a causa desse desentendimento é a falta de conversa em família sobre dinheiro.
Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar… É possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento.
Para facilitar a análise do tipo de relacionamento em que o leitor se encontra, Cerbasi elaborou um horóscopo financeiro dos casais. Assim, é possível saber que as crises serão constantes quando um poupador se une a um gastador, e que um casal de financistas deve ficar atento para não falar sobre organização financeira até nos momentos de lazer.
Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal em construir riqueza.
Com base em exemplos que mostram as experiências de diversos casais, o autor ensina que o planejamento é o primeiro e mais importante passo para o “enriquecer” do título do livro. Por isso, mostra como o casal deve fazer uma planilha de gastos e estabelecer metas em longo prazo que resultam na conquista da independência financeira.
“Gastem menos do que vocês ganham e invistam a diferença. Depois reinvistam seus retornos até atingir uma massa crítica de capital que gere a renda que desejam para o resto da vida”, ensina o administrador. Segundo ele, o segredo para isto é ter disciplina para juntar e, depois, fazer com que o dinheiro “trabalhe” sozinho, gerando mais renda –como por meio de aplicações financeiras ou previdência privada.
Obviamente que, sem disciplina, não há negócio. Por isso, a publicação pode ajudar aqueles que têm dificuldades em se organizar –não faltam dicas sobre onde e como economizar, como resistir às tentações do dinheiro, a hora de comprar uma casa e também como educar financeiramente os filhos.
Mesmo que o leitor não siga todos os conselhos e chegue ao “final feliz” proposto pelo autor, a leitura pode deixar os casais mais atentos com o que gastam. Para aqueles que continuam comprando mesmo cheios de dívidas e com saldo negativo, esta conquista representa um bom começo.
Sobre o Autor:
Gustavo Petrasunas Cerbasi é um escritor, consultor financeiro, professor, palestrante e administrador brasileiro, nascido em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul.
Mestre em Administração/Finanças pela FEA/USP, formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com especialização em Finanças pela Stern School of Business da Universidade de Nova Iorque e pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
Leciona em cursos de pós-graduação e MBAs pela Fundação Instituto de Administração, além de diversos cursos ministrados in company. É sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro. Com experiência prática e acadêmica em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica, desenvolve treinamentos, palestras e consultorias para diversos públicos por todo o Brasil.
Autor: Gustavo Petrasunas Cerbasi
Editora: Gente
Ano: 2004