O que são Dashboards?

dashboard

Os indicadores fornecem informações imediatas sobre o desempenho dos negócios em toda a empresa. Tipicamente, são gerados para os gerentes e executivos que precisam de uma visão geral do negócio e consideram primordial dispor de uma visualização intuitiva e oportuna dos dados estratégicos, financeiros e operacionais.

Você sabe o que são e para que servem os Dashboards e Scorecards? Já pensou como pode utilizar no seu negócio?

Neste post você vai conhecer os tipos, os conceitos, bem como entender as diferenças de indicadores e KPIs. Bora?

O que é Dashboard?

Inicialmente, o termo significa painel de bordo ou dashboard é utilizado para indicar um “painel de indicadores”. O painel deve compilar os indicadores mais importantes para a sua empresa, aqueles que de fato vão auxiliar os gestores as tomarem as decisões mais assertivas.

Um exemplo que é bem comum no dia a dia das pessoas é o painel de um carro. Nele o motorista consegue visualizar, de forma simples, todas as informações do carro, por exemplo: indicador de velocidade, indicador de temperatura do motor, indicador de rotações do motor,  indicador do nível do óleo etc.).

Um Dashboard  contem vários tipos de relatórios, incluindo tabelas de indicadores. Pode ser composto por uma ou mais páginas. Um dashboard típico pode conter uma tabela de indicadores, um relatório analítico e um gráfico analítico, sendo possível existirem diversas variações. Alguns painéis fornecem aos utilizadores um elevado nível de interatividade e outras apresentações de imagens estáticas. O grau e tipo de interatividade dependem do programa utilizado na criação do dashboard.

O que são relatórios?

Um relatório é a apresentação de dados transformados em informações formatadas e organizadas de acordo com requisitos de negócio específicos. Exemplos de tipos de relatório que pode esperar ver num Dashboard incluem gráficos e dados analíticos, relatórios do Excel, relatórios Página Web e outros. Os relatórios podem ser imagens estáticas simples ou apresentações altamente interativas dos dados. Pode ordenar filtrar e agregar, desagregar ou explorar dados em alguns tipos de relatório.

O que é uma tabela de indicadores?

Uma tabela de indicadores mede o desempenho com base nos objetivos. Normalmente, uma tabela de indicadores apresenta indicadores gráficos que transmitem visualmente o sucesso ou insucesso geral de uma organização na tentativa de concretização de um objetivo específico.

A tabela de indicadores baseia-se numa coleção de indicadores chave de desempenho (KPIs), representando cada aspecto do desempenho organizacional. Em conjunto, estes KPIs fornecem um instantâneo do desempenho de uma organização num período de tempo específico. A imagem seguinte mostra uma tabela de indicadores típica.

tabela

O que são KPIs?

Um KPI é uma métrica associada a um alvo. Normalmente, o KPI representa a distância entre a métrica e o alvo pré-determinado. A pontuação de KPI e o seu indicador foram concebidos para indicar de imediato a um utilizador empresarial se os resultados estão próximos ou longe do alvo.

Exemplificando, uma das medidas mais utilizadas na avaliação do sucesso das revendas são as vendas na mesma loja. Se as vendas numa loja específica aumentarem todos os anos, a gestão considera-a como tendo um desempenho sólido. Se o desempenho da loja for inferior ao dos anos anteriores, a gestão poderá ficar preocupada. Um objetivo razoável poderá ser um aumento anual de 10% das vendas em cada loja, sendo o KPI definido em consonância.

O que são indicadores?

Normalmente, indicadores são elementos gráficos que fornecem pistas visuais sobre o desempenho. Os símbolos de semáforo — vermelho para indicar um problema, amarelo para indicar um potencial problema e verde para mostrar que o desempenho satisfaz ou excede o objetivo. No entanto, estão disponíveis outros tipos de indicador, dependendo do programa utilizado na criação da tabela de indicadores.

executive-dashboard-products

Quais são os métodos de gerenciamento de desempenho?

No mercado existe muitas ferramentas e técnicas de gerenciamento de desempenho, uma delas que podemos citar aqui, sem nos alongar muito, é o CPM (Corporate Performance Management).

O CPM é a Gestão do desempenho empresarial, uma solução complementar aos tradicionais sistemas de gestão, onde regras de negócio complexas, ligadas a administração do negócio, governança corporativa e Balanced Scorecard, são utilizadas a fim de se mensurar o desempenho do negócio.

Essas metodologias auxiliam na criação e no entendimento de como criar e quando criar indicadores de monitoramento de gestão de processos. Conforme já citado aqui, os indicadores são muito importantes no processo, porém precisam ser criados com critérios e que venham agregar ao negócio e não a criar entraves que possam atrasar o desenvolvimento dos mesmos.

Como criar dashboards eficientes?

dashoboard1

Como já mencionado acima, não basta criar indicadores para tudo dentro da organização ou criar KPIs de forma aleatória, sem nenhum critério. Para o gestor e para os colaboradores definir métricas mensuráveis e tangíveis, que sinalizem exatamente o cenário da empresa é muito mais valioso do que apenas um indicador para chamar de seu.

Abaixo listamos algumas situações que podem lhe ajudar a identificar a necessidade de criação e implantação de métricas dentro da organização:

  • Monitorar constantemente zonas vermelhas, definir gatilhos e disparar entregas de alertas quando necessário; e
  • Relacionar os KPIs individuais às metas da empresa.

Como implementar?

Não basta apenas criar os indicadores e analisar, todos os envolvidos no processo devem conhecê-los e entender a importância da sua medição. Para identificar pontos de melhorias, somente é possível se houver medição.

  • Visualizar dados-chave do desempenho em formato gráfico.
  • Fornecer Dashboards via e-mail, de forma automática ou através de alertas;
  • Atingir todas as pessoas – dos gerentes executivos aos novos funcionários (envolvidos no processo);
  • Utilizar os conceitos de Scorecards em cascata e Dashboards em toda a organização e através da cadeia de valores; e
  •  Incorporar todos os dados empresariais – financeiros e operacionais – de todo processo de negócio em toda organização.

Em suma,

Gostei de conhecer um pouco mais sobre os dashboards? Compartilhe com seus amigos que podem estar nesse momento precisando desse conhecimento!

Até breve!

Um comentário

Deixe um comentário